Ativ 1 - Experiência sugestões de aulas
ALUNA: Joana Martins
Projeto: ERA UMA VEZ
Tema: Literatura Infantil (nov/2008)
Autora: Rita Aparecida Nasser Gomes
Modalidade de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental
Série: Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Artes, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia
Conteúdos envolvidos: Literatura infantil (leitura dramatizada), desenho, pintura e dobraduras
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer novos autores e textos;
- Desenvolver a oralidade;
- Impulsionar a criatividade;
- Relacionar textos com outros textos;
- Aproximar as relações entre crianças e idosos.
As etapas das atividades:
1- Navegação pelo site base para um primeiro contato com o conteúdo, como motivação.
2- Escolher alguns textos (junto com os alunos) para serem lidos em sala, através de um planejamento prévio.
3- Fazer ilustrações dos textos lidos.
4- Fazer um varal de poesias com as ilustrações dos alunos.
5- Fazer dobraduras relacionadas aos personagens dos textos (animais).
6- Realizar uma dramatização.
Atividades extras
1- Navegar pelo site base e pelos sites de apoio, com o objetivo de estabelecer um primeiro contato com o tema.
2- Visitação a um museu.
3- Convidar um aluno para apresentação musical (flauta).
4- Ir a uma apresentação musical (flauta) ou coral fora do ambiente escolar.
5- Conhecer um centro de zoonoses.
Recursos utilizados: Livro "A mágica da flauta" de Rita Nasser e Laboratório de Informática
Cronograma:
1- Primeira semana - atividades 1 e 2
2- Segunda semana - atividades 3, 4 e 5
3- Terceira semana - atividade 6
Sites de apoio: Leitores Escritores e Usina de Letras
Descrição: A professora partiu da leitura do livro "A mágica da flauta" de sua autoria para despertar o interesse pela literatura infantil, passou pela internet com pesquisas de outras obras literárias, pela expressão artística, e finalizou com a dramatização. Projeto muito interessante que pode ser desenvolvido não só com crianças, mas com adolescentes, jovens e adultos, possibilitando a formação de novos leitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário