Páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Ativ 4- OLHANDO PARA UMA PRÁTICA COM O USO DE TECNOLOGIAS

ALUNA: JOANA MARTINS


Após assistir ao vídeo “Olhando para uma prática com o uso da tecnologia” e ler o artigo “Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem” de José Armando Valente, no qual são analisadas as questões técnicas e pedagógicas no uso das TIC na educação e discutidas formas de combinar e integrar adequadamente o conhecimento técnico com propostas pedagógicas inovadoras, pude refletir com mais segurança sobre tecnologia e prática pedagógica .

O vídeo mostra o uso da tecnologia em vários contextos de aprendizagem, na sua maioria em sala de aula e com o professor-orientador. Demonstra também usuários de todas as idades.

O texto de Valente me conscientizou da importância de o uso do conhecimento da tecnologia acontecer concomitantemente com o fazer pedagógico, não sendo necessário, portanto, o professor se profissionalizar em informática para só depois fazer uso dessa ferramenta nas suas aulas, pelo contrário, mostrou que o conhecimento de um complementa o de outro e vice-versa, e o professor irá atrás de novos conhecimentos à medida que sentir a necessidade deles, seja na tecnologia, seja no pedagógico.

O conhecimento, segundo Valente, “é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão, da informação” a que tem acesso e embora haja produção de conhecimento numa atividade individual, o auxílio do professor é indispensável, é ele quem auxilia seu aluno para que este não se perca ao navegar na internet, mas que saiba usufruir das informações oferecidas, analisando, compreendendo, refazendo, ou melhor, reconstruindo o seu conhecimento, para tanto é fundamental o diálogo e a reflexão entre aluno e professor. Não basta o aluno pesquisar, por exemplo, na internet, o professor precisa fazer discussões sobre o material pesquisado, analisar juntamente com o aluno para que este reconstrua o seu próprio conhecimento a partir das informações obtidas, pois “ensinar é o ato de criar ambientes de aprendizagem para que o aluno possa interagir com uma variedade de situações problemas, auxiliando-o em sua interpretação para que consiga construir novos conhecimentos” (VALENTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário